No Money No Honey (by Karl)

O que o dinheiro pode comprar, isso sou eu, o possuidor do próprio dinheiro. Tão grande quanto a força do dinheiro for, tão grande é a minha força. As propriedades do dinheiro são minhas – possuidor dele – propriedades e forças essenciais. Portanto, o que eu sou e consigo não é de modo nenhum determinado pela minha individualidade. Eu sou feio, mas posso comprar para mim a mulher mais bonita. Portanto, eu não sou feio, pois o efeito da fealdade, a sua força intimidante, é anulado pelo dinheiro. Eu sou – segundo a minha individualidade – manco, mas o dinheiro proporciona-me 24 pés; não sou, portanto,

kot37055_2306ta

Karlitos em 1860.

manco; eu sou uma pessoa má, desonesta, sem escrúpulos, desprovida de espírito, mas o dinheiro é estimado, portanto também o seu possuidor. O dinheiro é o bem supremo, portanto o seu possuidor é bom, o dinheiro dispensa-me além disso o trabalho de ser honesto, sou portanto presumido honesto; eu sou desprovido de espírito, mas o dinheiro  é o espírito real de todas as coisas: como havia o possuidor dele ser desprovido de espírito? Além disso, ele pode comprar para si a gente rica de espírito, e quem tem o poder sobre os ricos de espírito não é ele mais rico de espírito que o rico de espírito? Eu, que pelo dinheiro consigo tudo aquilo por que um coração humano anseia, não possuo eu todos os poderes humanos? Não transforma, portanto, o meu dinheiro todas as minhas impotências no seu contrário? 

Karl Marx, Manuscritos económicos e filosóficos de 1844, Edições Avante, p. 149.

Deixe uma Resposta

