Bochecha inchada

Bochecha inchada, adeus dente do siso,  olá cara 50% de João Soares, prefiguração do meu possível futuro ser aburguesado.

Bochecha inchada. Olho-me ao espelho e vejo-me de outra maneira. Imagino que quem me vir do lado esquerdo me verá de outra maneira. Se eu tivesse duas bochechas assim seria uma pessoa diferente? Sim, na medida em que os outros me veriam com outra forma, e a forma com que os outros nos vêem acaba por ser mais ou menos interiorizada e afeta o eu e a forma como nos imaginamos. A forma das bochechas determina a gama das expressões plausíveis, os diferentes disfarces que se torna necessário aprender, e as maquilhagens compensatórias.

O eu que eu sou começa na ponta do meu nariz, passa pela largura da testa, o tamanho das orelhas, a proeminência do queixo, o diâmetro momentâneo do estômago, a rigidez dos músculos, etc., até à ponta dos pés. O eu que sou começa com tudo isto a emergir no mundo e a praticar ações de conquista/defesa/colonização/saque/e fuga.

Mas detrás do nariz/ponto de mira e dos olhos, está a anima que dá forma à matéria. Não me refiro aos contornos e seu preenchimento, mas à inteligibilidade. Eu sou o modo como escolho/consigo usar o meu nariz, pés, sexo, etc. Eu sou o modo como ponho o meu nariz no mundo. Ele está lá necessariamente, mas eu decido se o torço, levanto para cima… Eu sou esse nariz e o pensamento que o apresenta.

(de momento não consigo libertar-me de um certo dualismo que aqui está latente)

Enfim, tudo virá eventualmente a seguir a sua progressão natural… A bochecha desinchará, o corpo continuará a transformar-se e a envolver-se em trocas e lutas com o mundo, as quais terminarão fatalmente com a desintegração de um ou do outro.

Deixe uma Resposta

