Algumas pinturas de Pedro Proença

1 (1)

 

 

 

2 (1)

4

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pintor português, Pedro Proença nasceu em 1962, em Lubango, Angola. Frequentou o curso de artes da Sociedade Nacional de Belas-Artes e a Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa. A sua primeira exposição data de 1984, à qual se seguem importantes participações em exposições individuais e coletivas em Portugal e no estrangeiro. Participa igualmente nas exposições do grupo “Homeostéticos”, do qual foi elemento fundador, em conjunto com Xana, Manuel Vieira e Pedro Portugal.

Os seus primeiros trabalhos, realizados a lápis e cera sobre suportes de pequeno formato, anunciam já a preferência dada ao desenho em detrimento da pintura. A partir do final dos anos 80, os seus desenhos realizados a pincel ou a pena representam figurações humanas de carácter alegórico e mítico, muito próximas do imaginário greco-latino, combinadas ironicamente com ornamentos complexos de evocação maneirista e barroca.

Este léxico pessoal de imagens e alegorias surge aplicado em grandes superfícies de cores lisas, associado a ornamentos que compartimentam o espaço. Troncos, raízes, caules ou simples linhas ocupam a base das telas ou aparecem tratados isoladamente, confrontando-se com os signos que ocupam a maior parcela do espaço pictórico. O aspeto gráfico da obra de Pedro Proença é ainda acentuado pela convivência de zonas de cromatismo tonal áspero com zonas totalmente lisas, onde também aparecem pontualmente palavras associadas ao desenho esquemático.

Nos últimos anos, este autor tem investido na área da instalação, inscrevendo os seus desenhos no espaço disponível das zonas de exposição. A instalação realizada na sede da Fundação Calouste Gulbenkian valeu a este artista o Prémio União Latina de Pintura em 1994.

Pedro Proença. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012. [Consult. 2012-02-17].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$pedro-proenca&gt;.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s