Paradoxo da insónia

Mais um paradoxo inquietante e perfeitamente desnecessário que eu ofereço aos incautos leitores deste blog. Existe uma ideia, bastante difundida, de que uma técnica eficaz para adormecer, em último recurso, é tentar ficar acordado. Ora eu estou neste momento com insónia, e posso provar que se trata de um mito. Se eu quiser manter-me acordado, com o objectivo de adormecer, é fácil: basta tentar adormecer, e portanto fico acordado, não conseguindo adormecer, pois estou com insónias. Assim, tentar ficar acordado não funciona, pois se quiser ficar acordado, sei que a melhor maneira é tentar adormecer.

De facto, para eu conseguir falhar em manter-me acordado, tenho que verdadeiramente querer manter-me acordado, o que não é o caso. De qualquer modo, este raciocínio deu-me uma certa dor de cabeça, pelo que vou tentar manter-me acordado durante algum tempo até isto passar e depois vou tentar adormecer.

Deixe uma Resposta

