Anedotas lacónicas

A Lacónia (ou Lacedemónia) é uma província da Grécia, cuja principal cidade é (era?) Esparta. Os espartanos da época clássica eram guerreiros ascéticos, que cultivavam a disciplina e o auto-domínio ao extremo. Eram pobres, mas guerreiros temíveis que não temiam dar a vida pela pátria. Eram também rapazes de poucas palavras, daí que usemos hoje o adjectivo “lacónico” para designar quem se expressa por frases curtas e sentenciosas. Posta esta introdução para quem não perceba um chavo de história, segue-se uma seleção de anedotas genuinamente lacónicas.

 

Filipe II da Macedónia, após ter dominado várias cidades-estado gregas, planeava conquistar Esparta. Enviou pois aos espartanos uma mensagem que dizia mais ou menos o seguinte: “Aconselho-vos a rendição imediata, pois se entrar nas vossas terras irei destruir os vossos campos, exterminar o vosso povo e arrasar a vossa cidade”. A resposta dos chefes espartanos foi: “Se”.

Um tal de Polícrates tomou parte numa comitiva espartana que foi negociar com os generais persas quando estes estavam em guerra com os lacedemónios. Quando lhe perguntaram se vinham a título público ou privado, respondeu: “Público, se tivermos sucesso. Se não, privado.”

Certa vez convidaram um espartano a ouvir um cantor que era capaz de imitar na perfeição o rouxinol. O espartano replicou “eu já ouvi cantar o próprio rouxinol.”

Quando perguntaram a uma pobre rapariga espartana qual o dote que iria oferecer ao seu noivo, esta respondeu: “O senso comum de meu pai.”

Conta-se que um visitante estrangeiro, ao provar a sopa negra (caldo de carne de porco cozida com o sangue do animal e vinagre, que era a base da alimentação espartana), exclamou: “Agora compreendo porque é que os espartanos estão dispostos a morrer com tanta facilidade!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s