Algumas citações de David Cronenberg

“A civilização é repressão. Não se chega à civilização sem a repressão do inconsciente, do id. E o apelo básico da arte é ao inconsciente. Portanto, de certo modo a arte é subversora da civilização. E no entanto ao mesmo tempo parece necessária à civilização. Não se chega à civilização sem a arte”.

“Eu quero que [o filme] seja profundo, não de um modo pretensioso, mas acho que se pode dizer que sou pretensioso nisso que pretendo. Tenho aspirações de que o filme despolete uma série de respostas complexas.”

“A vila perfeita e família perfeita são – tal como os Westerns – parte da mitologia americana, envolvendo noções de inocência passada e de ingenuidade. Mas será possível que a inocência exista enquanto algo hediondo transpira num outro lugar? O que é necessário para que um país seja rico e próspero? O que é que esse país faz ao mundo?”

“Quando estás no lodo, só consegues ver o lodo. Se de alguma forma conseguires flutuar acima dele, continuas a ver o lodo, mas vê-lo de uma perspectiva diferente. E vês outras coisas, também. Essa é a consolação da filosofia.”

“O meu dentista disse-me no outro dia. Tenho problemas que chegue na minha vida, portanto porque é que hei-de ver os seus filmes?”

 

David Cronenberg, cineasta. “A Mosca”. “Refeição Nua”. “Crash”. “eXistenZ”. “Uma História de Violência”. Etc. Nasceu a 15 de Março de 1943 em Toronto, Canadá.

Deixe uma Resposta

